Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

H URB Imobiliária - Blogue

Todas as informações sobre o mercado imobiliário e sobre a H URB num só local.

Seg | 02.11.20

Domótica: Poupar energia está ao alcance de todos

pretty-young-woman-using-the-home-automation-syste

A domótica é o conjunto de tecnologias que permitem uma gestão mais eficiente da energia necessária em qualquer lar, isto é, garante que a nossa casa seja possível otimizar o consumo de ar condicionado, luz ou gás e, com isso, reduzir o custo das contas mensais. Atualmente, o setor da domótica, graças à facilidade oferecida pelas aplicações e dispositivos móveis, atingiu um desenvolvimento que o torna acessível e há opções para todos os tipos de casa e bolsos. Em mais um artigo em parceria com a Selectra Portugal, o blogue da HURB mostra-lhe como. 

Como posso poupar energia com a domótica?

A principal vantagem da domótica é permitir monitorizar o consumo de energia e gerir de forma eficaz os sistemas de abastecimento de forma eficiente, sempre aproveitando os recursos naturais como luz e radiação solar. Desta forma, é possível ajustar a intensidade da iluminação para aproveitar a luz solar ou abrir os toldos automaticamente quando a radiação solar é excessiva. E claro, é possível desligar os aparelhos que estão ligados eletronicamente e alterar a temperatura ou o estado do ar condicionado ou sistema de aquecimento.

Trata-se, sobretudo, de “aprender com a experiência” e de reduzir o consumo pois desde o controlo central é possível verificar qual é o seu consumo habitual, sendo fácil detetar quando se desperdiçou energia e agir em conformidade.

 

Tarifa de energia e potência elétrica: uma escolha que deve ser consciente

Depois de já ter conhecimento dos hábitos de consumo, uma das coisas mais importantes a considerar é a escolha de uma tarifa elétrica que se possa ajustar ao consumo familiar. É importante rever a potência elétrica contratada para garantir que não está a pagar mais em vão.

O mercado já conta com uma série de companhias de energia e todas com vários preços, ofertas e serviços e, por isso, empresas com a Selectra, estão disponíveis para o ajudar a comparar todas essas tarifas de energia e na alteração de potência, de forma rápida e gratuita.

 

Outras vantagens da domótica

As vantagens da domótica não passam apenas pela poupança financeira. Esta tecnologia permite também a redução de consumo dos recursos naturais e outras tais como:

  • Permite que pessoas com deficiência controlem a sua casa de uma forma muito mais fácil;
  • Permite a monitorização de pessoas e animais, bem como a prevenção de avarias.
  • O sistema de domótica torna a vida em casa mais confortável pois pode ligar e desligar automaticamente aparelhos elétricos, fechar uma torneira que alguém deixou aberta, levantar ou baixar automaticamente as persianas...

A tecnologia da domótica veio para ficar pois veio facilitar a vida de todos nós. Todo e qualquer tipo de casa, pode beneficiar destes sistemas, sendo completamente ajustado com base nas necessidades e no número de pessoas que habitem na mesma casa.

Convém dizer que a domótica anda de mãos dadas com a internet e, desta forma, é um requisito para transformar a sua casa em inteligente. Antes de contratar qualquer pacote de internet, veja a disponibilidade na sua zona através do teste de cobertura da NOS, por exemplo.